quarta-feira, abril 18, 2012

O que é Segurança Alimentar, Qualidade de Alimentos e Segurança de Alimentos?

    

   Olhando assim parece que são todos iguais, mas não são, apesar de possuírem uma ligação entre eles.
    Já parou para pensar o que significa cada um e qual a importância para nossa vida? Pois bem, veremos por partes o significado de cada um.


Segurança de alimentos (Food Safety):
É quando os alimentos não apresentam perigos que possam causar danos à saúde dos consumidores. Esses perigos são: químicos (desinfetantes, inseticidas, agrotóxicos, antibióticos e outros venenos), físicos (pedaços de plástico ou vidro, partes de insetos, entre outros) e perigos microbiológicos (bactérias, fungos e vírus). 

Qualidade de alimentos:
É quando se leva em consideração a cor, aspectos nutricionais, aparência, sabor, crocância, firmeza, cheiro, prazo de validade, além de não apresentar os perigos citados anteriormente, ou seja, para um produto ser considerado de qualidade ele deve ter segurança e vice-versa.

Segurança Alimentar (Food Security):
Tem um objetivo mundial que é produzir alimentos que possam atender a população pensando nos seguintes itens: disponibilidade permanente, qualidade suficiente, sustentabilidade, acesso regular. Os conceitos de qualidade e segurança de alimentos estão interligados com a segurança alimentar.



Fonte:  
GAVA, A.J.; SILVA, C.A.B. da; FRIAS, J.R.; Tecnologia de alimentos. Princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.
ISO 22000:2006
     

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...