terça-feira, maio 10, 2011

Enrolar frutas em jornal faz com que amadureçam mais rápido?

       O  Etileno é o único hormônio gasoso produzido pelas plantas, através das folhas, flores e frutos, que promove o amadurecimento e envelhecimento destes. 
      
      Quando embrulhamos os chamados frutos climatéricos, frutos que amadurecem ainda fora do pé (banana, maçã, mamão, manga, tomate, etc), estaremos concentrando o hormônio ao redor dos frutos e estimulando assim o processo de amadurecimento. Quando o fruto sofre alguma injúria, a produção do Etileno também é estimulada, da mesma forma acontece quando colocamos frutos maduros junto de frutos verdes, por exemplo: se colocarmos uma maçã madura junto de uma banana verde, a banana irá amadurecer mais rápido.

       Em baixas temperaturas a liberação do Etileno é inibida, por isso ao colocarmos frutos na geladeira eles podem ser conservados por mais tempo.

       Frutos não climatéricos (que não amadurecem fora do pé): abacaxi, chuchu, laranja, limão, tangerina, uva, etc.



segunda-feira, maio 02, 2011

Ovos com gema mais amarela são mais nutritivos?

    Ao contrário do que muita gente pensa ou ouve falar, a gema mais amarelinha, normalmente de criações caseiras, não quer dizer que o ovo é mais nutritivo ou melhor dos quais encontramos no mercado. A cor se dá apenas ao tipo de alimentação das galinhas.

  Primeiramente a cor se dá devido a presença do pigmento carotenóide nos alimentos, o que confere cor à cenoura, couve, milho, por exemplo.
    
  As aves criadas em granjas comercias comem rações balanceadas contendo milho ou sorgo, entre outros ingredientes, a fim de atender ao consumidor muitas vezes é adicionado corante à ração para se obter uma coloração da gema mais amarela. Já as aves criadas em casa, recebem uma alimentação um tanto variada, além de milho elas comem capim, entre outras coisas.
  
  Portanto a cor da gema não tem nada a ver com a quantidade de nutrientes, esse será sempre o mesmo independente da criação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...